domingo, junho 02, 2002



Desolation Music

Alguns dos discos mais tristes do rock


1. Songs of Leonard Cohen - Leonard Cohen (Columbia) 1968

É o primeiro e a obra-prima do cantor. Repleto de folk ultra-romântico, o disco foi definido como a melhor trilha sonora para um suicídio. Da primeira faixa (“Suzanne”) até a última (“One of Us Cannot be Wrong") a sensação é de isolação e desespero. Não foi por acaso o que diretor Robert Altman utilizou várias faixas do álbum na trilha de Quando os Homens são Homens, de 1971. A capa do álbum revela um artista com expressão grave numa foto feita pelo próprio cantor e os versos de “Suzanne”, revelava a paixão de Cohen por uma mulher casada, uma verdadeira Suzanne. O lirismo amoroso manifestava-se também em “Hey, That’s No Way to Say Goodbye” e “So Long, Marianne” escrita para sua amada Marianne Jenson. Songs... é e sempre será o disco mais importante de Cohen e da vertente melancólica da música pop.

2. Berlim - Lou Reed (RCA) 1973

Disco crucial na carreira da tia velha, é um album conceitual,triste em todas as nuances, sem espaço para "lalalalalala", um soco
no estômago. Quero ver quem chega ao final de "The Kids" sem que haja um nó na garganta e um arrepio em todas as extremidades do corpo em "Sad Song".

3. Pink Moon - Nick Drake (Hannibal/Island) 1970

O que o produtor Joe Boyd pensava ser apenas o resgistro de uma demo para um próximo álbum era, na verdade, o fundamental terceiro àlbum de Nick Drake. Conta-se que Nick estava profundamente deprimido quando, em duas noites apenas, registrou com voz e violão e um raro piano, seu disco mais dilacerante. Citar uma única faixa é difícil - mas se lembre de "Which Will" e "Things Behind The Sun".

4. Eye Of The Hunter - Brendan Perry (4AD) 1999

"Eye Of The Hunter" do ex-Dead Can Dance, Brendan Perry é uma sublime coleção de canções sobre isolação ("Saturday's Child"). Mas os corações são destruídos já na terceira faixa ("Medusa"). Foi um album subestimado, mas terá seu brilho reconhecido.

5. Arde - Migala (Acuarela/Sub Pop) 2000

Os carinhas espanhóis parecem viver atormentados por acidentes, incêndios ("The Gilty") e outras tragédias. "Last Fool Around" é de chorar, "Arde" é o desespero em forma de canção.




Songs Of Leonard Cohen, Berlim e Pink Moon, devastadores no quesito tristeza