domingo, junho 16, 2002



Belle & Sebastian, circa 2001



Bela & Sebastião, 5 anos comigo.


Conheci o Belle and Sebastian em 1997, época de sua ainda obra-prima If Your Felling Sinister. A edição do álbum nos EUA deu-se por um minúsculo selo chamado The Enclave, e hoje, a versão importada, sai pela Matador Records - gravadora ianque dos caras desde The Boy With The Arab Strap. Mas nem sei porque estou falando de selos, ainda por que toda obra do grupo já está disponível no Brasil pela Trama há tempos, incluindo o novíssimo Storytelling.

A primeira impressão que tive quando os ouvi, foi a de que os caras enxertavam Donovan com Nick Drake. Lembro-me que não gostei muito. Foi aquela velha história, uma música e outra foi me conquistando Fox In The Snow, Seeing Other People... e quando me dei conta, amava o grupo, tinha até abandonado - por algum tempo - os discos do Portishead. Adquiri os três primeiros singles nesse mesmo ano (como era fácil comprar cds importados nessa época, que saudade). Depois vieram os outros álbuns que foram consolidando minha admiração.

Baixas


Pouco antes do lançamento de Fold Your Hands Child, You Walk Like A Peasant, o baixista Stuard David deixou a banda para dedicar-se ao Looper, seu projeto paralelo. A banda ficaria sem baixista fixo até 2001, quando no line up do single Jonathan David constava o nome de Bobby Kildea.

Ainda em 2001 a banda veio ao Brasil (sem Isobel), não pude ir, mas os traí viajando 2400 km para ver a apresentação do Luna em Goiânia (não me arrependo).

Agora Isobel deixa o grupo, dois dias antes do lançamento de Storytelling. Triste, mas verdadeiro. Outro integrante de grande importância deixando o grupo.

Consta-me que Isobel era meio fresca, brigava com os outros integrantes e já tinha dado pitis em várias apresentações do grupo. Mas era inegável o charme da presença de Campbell no BS. Talvez tenha optado pelo Gentle Waves, sua outra banda - o que é curioso, pois os integrantes eram basicamente os do BS. O certo é que ela gravou um disco de versões de canções da Billie Holliday.

Perdas e danos


Recentemente o BS perdeu o contrato com a Jeepster Records, que alegou não suportar o peso do grupo. "Nosso relacionamento com a "gravadora" Jeepster não acabou. Eles ainda vão negociar nossos discos antigos, incluindo este que acabou de sair. Foi mais uma decisão deles, na verdade. Acho que estávamos mobilizando mais gente da gravadora do que o que eles gostariam (...) Estamos nos sentindo como aqueles caras que saem de casa de manhã com o CV embaixo do braço procurando emprego", disse Sarah Martin, violinista e eventual vocalista do BS à Claudia Assef, enviada especial da Folha ao Reino Unido. Mas não se enganem, há sujeira, problemas com dinheiro atrás de tudo isso.

Não é o fim


É lamentável o que vem acontecendo, mas penso que a verve artístitca do grupo ainda estará intacta, mesmo com a ausência de Isobel e Stuart. Há muitos caminhos para se descobrir no folk, ele é inesgotável e repleto de fontes seguras - e certamente eles saberão encher os seus cantis.



Isobel Campbell