domingo, junho 23, 2002



Velvet Underground


Linhas para o Velvet Underground


Não farei um post muito extenso sobre o Velvet Underground; os caras são horn concurs, muito já foi escrito e não vale a pena discutir o óbvio. Quero apenas mostrar alguns motivos para se gostar do grupo.

1 - The Velvet Underground and Nico (1967) Verve






Sem dúvida nenhuma, o melhor item da discografia velvetiana. O mais famoso album-subestimado-no-tempo-em-que-foi gravado-mas-que-o tempo-senhor das razões-encarregou-de-consagrar. Um disco para se ouvir antes, durante e depois de uma bebedeira. A brutalidade dos versos contrastados com os vocais melodiosos de Nico e Lou Reed em harmonias incríveis levam a essa constatação: sublime é pouco.

2 - White Light/White Heat (1967) Verve






Fundamental para se entender o punk rock e adjacências. Um tratado sobre ruído e experimentação até hoje imitado, mas nunca à perfeição de White Light/White Heat.

3 - The Velvet Underground (1969) MGM







Transição. O terceiro disco do Velvet não tem a presença de John Cale. Mas as colaborações de Doug Yule foram responsáveis por um Velvet mais calmo - atmosfera que teria maior dimensão no álbum posterior, Loaded.

4. Loaded - (1970) Atlantic






Loaded foi gravado num período tulmutuado: confusão entre os integrantes, a gravidez de Moe Tucker e a consequente ausência, que fez com que Billy Yule (irmão de Doug) gravasse as percussões e, por último, a saída de Lou antes do término das gravações.

Esqueça os rótulos do Alternative Country ou mesmo do folk convencional. Esse é um disco que o Wilco, Pavement, Mojave 3, Luna e outros velvetianos desejariam fazer mas...

5 - VU - (1985) Verve






VU é considerado o verdadeiro 4º. álbum do Velvet Underground. O projeto foi abandonado depois da recusa da Verve em continuar lançando os discos da banda. Em 1969 o grupo assinou com a Cotillion, subsidiária da Atlantic, decidiu gravar material novo, "esquecendo" as gravações rejeitadas pela Verve nos porões de algum estúdio em Nova Iorque. Empolgante do início ao fim.

6 - Another Wiew - (1986) Verve






Sobras de estúdio e versões alternativas compõe esse outro ítem obrigatório da discografia do grupo. É como o título diz, uma continuação do VU.



Nico



Há ainda os álbuns gravados ao vivo: Live At Max's Kansas City (1972), Live 1969 (1974), Live MCMXCIII (1993); as caixas: Peel Slowly and See (1995) e Bootleg Series 1: The Quine Tapes (2001) e uma série de coletâneas.

Bom, e se vc não gosta do Velvet, o azar é seu.



Nico e Lou