domingo, dezembro 01, 2002



The Velvet Underground, Squeeze




THE VELVET UNDERGROUND – SQUEEZE (Polydor, 1973)


Em agosto de 1970, Lou Reed abandonava o Velvet Underground pouco antes das finalizações de “Loaded”, álbum reconhecido por 98% dos fãs como o último da seminal banda novaiorquina. As gravações foram conturbadas: a ausência de Maureen Tucker, brigas entre Reed e Doug Yule pelo controle do grupo e a direção musical.

Yule decidiu dar continuidade ao trabalho do grupo, pois nunca desejou ser um coadjuvante e sim peça ativa e criativa na banda.

É bom recordar que o baixista cantava algumas canções dos dois álbuns anteriores. São dele os vocais em “Candy Says”, “Who Loves The Sun”, “New Age”, “Lonesone Cowboy Bill”, “Oh Sweet Nuthin’”.





Doug Yule



Squeeze é certamente o disco mais criticado e menos ouvido do Velvet Underground, apesar de muitos não creditarem a esse álbum a autenticidade dos Velvets.

É continuação bem realizada de “Loaded”, álbum em que a schizo-country music impera, algo que hoje chamamos de alternative country. Foi gravado em 1972 por Doug Yule e Ian Paice do Deep Purple (como músico convidado), já que Mauree Tucker havia abandonado o grupo para cuidar de seu bebê em tempo integral e Sterling Morrisson havia se mudado para Austin, para lecionar literatura. Isso faz pensar que o disco é apenas um álbum solo de Yule – e os puristas consideram, não concebem o Velvet Undergound sem Lou Reed.

Curiosidades: Ian Paice afirmou, certa vez, não ter tocado em todas as canções do grupo. Há uma cantora desconhecida, que faz os excelentes vocais de retorno. O álbum só não é relançado em CD porque Lou Reed não permite, puro capricho, fazendo que a maioria dos colecionadores não completem sua coleção por um preço justo. Item raro, Squeeze pode ser encontrado por não menos que US$ 50.

Canções:

Little Jack


Grande introdução. Country rock eficiente, básico com vocal seguro, na trilha de “Lonesome Cowboy Bill”.

Crash

Yule ao piano executando uma cantiga de cabaré. Uma espécie de “After hours” solo.

Caroline


Homenagem a uma integrante do GTO’s. Rock rápido com vocais harmônicos. Uma das melhores canções.

Mean Old Man


Perfeita, parece Lou Reed cantando, bem ao estilo de “Rock and Roll”.

Dopey Joe


Contrabaixo na abertura, seguido por uma guitarra distorcida. Depois assume um ritmo Honk Tonk: piano e belos vocais de apoio da cantora desconhecida.

Wordless


Jazzística como as canções do Steely Dan.

She’ll Make You Cry


Escrita pouco depois da saída de Lou Reed. É um rock simples, sem muitos ornatos.

Friends


Yule compôs essa belíssima canção para o repertório de Loaded, mas Lou Reed, déspota esclarecido do grupo, não permitiu sua inclusão. Acessível e tristonha, pode ser facilmente associada às grandes baladas do grupo.

Send no Letter


Rock “caipira” na esteira do Creedence Clearwater Revival.

Jack & Jane


Isso mesmo. É a seqüência de “Sweet Jane”, do álbum anterior. Irônica, remonta à mágoa de Yule contra Lou Reed.

Louise


Parece uma canção do princípio da banda. Graciosa, bem tocada, grande final para toda a obra do Velvet Underground. Talvez não seja por acaso o tom melancólico dos últimos dois minutos da canção. Doug Yule sabia que a banda acabaria por ali mesmo.




Squeeze, contra capa do álbum


Squeeze é um belíssimo exercício pop e não há motivos para execrá-lo. Criticá-lo é fácil. Não há presença de Lou Reed e existe uma visão de que Yule é o grande vilão do grupo, o que é hilário. Ele tentou apenas manter viva a chama do grupo e conseguiu sim, fazer um ótimo quinto disco. Outra coisa: Foi sacanagem não convidá-lo para a reunião de 1993.

Se você não gostou, amigo, é porque não o ouviu ainda.




Lou Reed e seu 'mui amigo' Doug Yule